terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Financeiro - Análise técnica, Análise fundamentalista ou Mercado eficiente?

Ao tentar começar a explicar como faço para escolher as empresas e fundos que compõe minha carteira, vi que não posso fazer isso sem explicar algumas pequenas teorias antes. A primeira destas é como o mercado funciona. Vou enumerar as principais "correntes" abaixo, de forma simples, e espero não fazer nenhuma bobagem.

Análise Técnica: Os investidores que seguem a análise técnica tentam prever o comportamento a curto prazo do mercado de ações com base em gráficos e em padrões dos mesmos, tentando encontrá-los e comprar uma ação que está subindo e vendê-la quando estiver mais cara (é mais do que isso, existem operações como venda a descoberto, mas fica para depois). Um analista gráfico não precisa de nada de informação sobre a empresa, apenas de seu gráfico.

Análise Fundamentalista: Aqui se concentram alguns investidores que investem mais ao longo prazo. Os fundamentalistas escolhem suas ações com base em análises da empresa em si por meio de alguns indicadores (como o tempo que demora para os lucros da empresa pagarem a soma de seus valores em ações por exemplo). Eles acreditam que uma empresa com bons fundamentos (ou indicadores) tende a crescer e ser valorizada posteriormente.

Mercado eficiente: Segundo a teoria dos mercados eficientes, toda informação disponível sobre uma ação já está embutida em seu preço, e como ninguém pode prever seu futuro preço, não adianta em nada ler os gráficos ou fundamentos da sua empresa. No fim, você terá um rendimento próximo do mercado. Para quem acredita em mercado eficiente, nada faz mais sentido que comprar ações de um fundo que replique o  mercado (como o BOVA11 ou PIB11) e torcer pelo crescimento da economia.

Minha opinião: Ao contrário de muita gente que fica discutindo qual das análises é melhor, eu consigo ver características nas 3 que são interessantes.

Análise técnica: A única que pode gerar lucros a curto prazo. Acredito que ela funcione de certa forma, uma vez que os investidores se comportam muito de forma emocional. Por exemplo, se você compra ações da empresa AAAA3 a 8 reais e seu preço cai para 7, provavelmente você ficará feliz de vendê-las a 8 quando o preço chegar nesse patamar. O mesmo vale para caso você compre na baixa e venda na alta, você provavelmente vai comprá-la de novo quando chegar a 7 reais.

A desvantagem da análise técnica é que ela exige monitoramento constante e exige grande número de operações, e caso você não saiba, na maioria das corretoras mais operações significa mais gastos (em geral, se paga por ordem executada). Como invisto  a longo prazo, não tenho usado a análise técnica em minhas escolha.

Análise fundamentalista: Ideal para quem não tem tanto tempo pra ficar cuidando de suas ações. Você as escolhe, e deixa um bom tempo, esperando que elas cresçam. Se você escolheu bem, não precisa se preocupar. O maior problema é que o processo de escolha é demorado e precisa de estudo e prática. Por exemplo, se uma empresa vendeu uma fábrica, pode ter gerado um lucro absurdo, que "avacalha" com os indicadores e que não se repetirá no mês seguinte. Eliminar esses erros exige tempo para ler os balanços das empresas. Ainda assim, prefiro escolher minha ações com calma, justamente para não ter que me preocupar com elas no futuro.

Mercado Eficiente: Comprar fundos que repliquem setores da bolsa, ou mesmo a bolsa toda, é para mim o ideal para quem quer investir na bolsa pois acredita que ela vai subir, mas não quer perder tempo escolhendo ações individuais. Comprar destas "ações especiais" seriam como comprar um pouco de cada empresa. Assim, se o mercado como um todo crescer, você ganha dinheiro, eliminando o risco de aquela empresa que você escolheu seja uma ovelha negra. Na verdade, em geral o investidor comum e sem tempo não consegue um rendimento melhor que o mercado, assim esses fundos são um investimento perfeito para essas pessoas.

Eu ainda não invisto nestes fundos, mas tenho na minha tabela de acompanhamento uma carteira fictícia de como eu estaria se tivesse investido todo meu dinheiro nestes fundos. Se ver que não sou um bom analista, ou se meu tempo diminuir, rumarei para eles.

Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.

Físico e Saúde - Semana 3 (03/01/2012 até 07/01/2012)

Depois do susto da semana passada, essa semana baixei de peso de novo: Agora com 98.3, um pouco acima do pevisto (97),  mas ainda otimista que atingirei minha meta. Com o fim das viagens, voltei ao meu café da manha habitual (leite com granola), para minha academia, e comecei uma coisa que queria a muito tempo: Um caderninho de receitas. As que derem certo, vou colocar por aqui.


Enquanto isso, o gráfico da minha meta de peso:

Financeiro - Minha alocação de ativos.

Como todo mundo sabe, investir sem eira nem beira é uma ótima forma de se perder dinheiro. Por isso, muitas pessoas falam aquela velha frase: "Só vou investir quando tiver tempo para entender o que estou fazendo". E eu concordo com ela, apenas acho que muitas pessoas acabam utilizando isso como uma desculpa para nunca começar a investir de verdade.

Eu já venho há algum tempo estudando sobre os diversos tipos de investimento, lendo alguns livros interessante e comecei a mais ou menos um mês a investir. No início, fiz algumas besteiras, como comprar empresas "apenas porque conhecia de nome" ou se empolgar com uma alta pequena e vender as empresas assim que tivesse um pouco de lucro. Mas aprendi rápido, e decidi fundamentar um pouco mais minha carteira de investimentos, definindo com um pouco de clareza minha estratégia inicial de investimentos, que irei detalhar aqui, começando com minha alocação de ativos.

Alocação de recursos:

Esse é um ponto importante: definir aonde vai seu dinheiro, o quanto em cada investimento, de forma a ter uma carteira diversificada.

Para quem não sabe o que é diversificação ou porque a mesma é importante, podemos resumi-la como sendo "não colocar todos os ovos no mesmo cesto". Por exemplo, se você resolve investir todo seu dinheiro nas ações de uma empresa na bolsa e ela vai a falência, o que acontece com seu dinheiro? Some! (para uma análise mais profunda, leia o texto do Viver de renda. )

Não existe fórmula fixa, depende de muitos fatores, como sua capacidade de suportar o risco, o que você acredita que irá se passar com o mercado nos próximos anos, o quanto de liquidez você precisa, etc...

No meu caso, meu maior investimento é na bolsa de valores, principalmente porque acredito que existem várias empresas subvalorizadas que tendem a gerar um bom retorno a curto prazo. Decidi também investir um pouco em fundos imobiliários(falarei um pouco mais deles aqui) apenas para ver seu funcionamento e ter alguma forma de "renda fixa". Fora isso, um pouco de dinheiro na poupança para emergência, e um possível futuro investimento em títulos do tesouro direto.

Dentro do mercado de ações, defini a seguinte alocação:

Large Caps  = 45%
Small Caps = 35%.
Fundos imobiliários = 15%
Empresas em situações especiais = 5%

Falando um pouco mais de cada uma das categorias:

Large Caps: é um termo usado para designar empresas com alta capitalização, alto valor de mercado e cujas ações tem boa liquidez (ou seja, são fáceis de serem vendidas). São aquelas empresas que todo mundo conhece, até mesmo sua avó, como Petrobrás, Vale do Rio doce, Ambev, entre outras.

Porque investir nestas empresas? Porque com a queda da bolsa, acredito que algumas delas estejam com valor de mercado muito abaixo do verdadeiro (ou seja, estão uma pechincha). Não se trata de achismo, mas de uma análise feita sobre a ótica da análise fundamentalistas (análise do balanço das empresas e de seus indicadores, tentando definir se a mesma está sub ou sobrevalorizada).

Small Caps: São empresas de pequeno porte, de baixa liquidez (não são tão negociadas quanto as large caps) e muitas vezes são empresas que você provavelmente ainda não ouviu falar (nada impede de você ser um leitor informado). Alguns exemplos seriam Randon, Even, Marisol...

Porque investir em empresas desconhecidas se posso investir apenas em Large Caps, que são "empresas mais sólidas"? Porque estas empresas muitas vezes tem bons fundamentos, apresentam lucros constantes, mas justamente por não serem tão conhecidas do grande público, não são tão analisadas. A grandeza das Large Caps muitas vezes já está embutida em seu preço, enquanto uma empresa pequena que seja "descoberta" pelo mercado (o que se espera que se aconteça se for uma empresa de qualidade) pode gerar lucros consideravelmente maiores.

Fundos Imobiliários: Você já deve ter escutado que investir em imóveis é uma boa, porém precisa de um investimento inicial bastante pesado, além de não se ter nenhuma liquidez (tente vender algum prédio de alguns milhões para você ver). Os fundos imobiliários são como uma espécie de "vaquinha", onde um grande grupo de pessoas divide o preço do imóvel e os aluguéis gerados. Seria como se você comprasse uma parte do prédio, e recebesse todo mês aluguéis por essa parte. Parece bom não?

Uma vantagem desses investimentos é que você não paga IR, ou seja, lá se vai a mordida do leão, além de gerarem renda todo mês (o que é muito bom pra quem quer juntar dinheiro para se aposentar).

Empresas em situação especial: Estas são empresas mais complicadas. São aquelas que tiveram prejuízo ou uma redução muito grande nas margens de lucros nos últimos anos. Ou empresas novas, que ainda não conseguiram pagar seu investimento inicial e por isso afastam muitos investidores.

Mas pera aí? Comprar ações de empresas que estão rumo a falência? Calma, não é bem assim, a idéia é comprar ações de empresas que tiveram um ano ruim, mas que tem boa possibilidade de recuperação. Um exemplo seria alguma empresa que teve um prejuízo modesto ano passado, mas que vendeu parte dos seus passivos não operacionais  e conseguiu então eliminar parte dos seus gastos. Ou empresas que foram influenciadas por alguma condição externa que não existe mais (proibição de exportação para algum país, altos preços de matéria prima, alguma multa recebida).

Mas porque investir em ações desse tipo? Porque essas ações em geral custam estupidamente baratas, e se uma dessas empresas se recuperar, é possível obter lucros na ordem dos 500%.


Importante: Essa é minha alocação planejada atual (não terminei de montar minha carteira por falta de recursos). Nada impede que ela não vá mudar, o que aliás é bem provável que vá acontecer conforme a bolsa suba e as ações fiquem mais caras frente ao fundos imobiliários ou títulos do governo.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Físico e Saúde - 5bx - Chart 2

Continuando então com a segunda tabela de exercícios do 5BX. Lembre-se, só a faça depois de ter progredido por toda a primeira tabela.



Descrição dos exercícios:

1) Pernas separadas, braços levantados. Flexão para a frente em direção ao solo. Toque o solo e pressione-o, e então volte a posição original e flexione para trás. Não se esforce para manter os joelhos retos.

2) Se deite de costas no chão com as pernas separadas, braços ao lado. Sente-se até ficar reto. Mantenha seus pés no chão mesmo que tenha que prendê-los sob uma cadeira. Permita que os joelhos dobre levemente.

 3) Deitado de frente para o chão, braços ao longo do corpo. Levante a cabeça e uma os ombros e ambas as pernas. Mantenha as pernas retas.

4) Deitado de frente, mão embaixo dos ombros, palmas no chão. Estique os braços levantando a parte superior do corpo, mantendo apenas as palmas e os dedos dos pés no chão. Dobre os braços para baixar o corpo. Mantenha as costas retas, o peito deve tocar o chão para completar um movimento.

5) Corrida estacionária - (conte um passo cada vez que a perna esquerda toque no solo. Levante o pé aproximadamente 10 cm do chão). A cada 75 passos de 10 "saltos Astride". Repita a sequência até que o número total de passos for completado.

Saltos Astride - Semelhante aos polichinelos, apenas sem levantar tanto os braços.

Financeiro - Dica de um blog muito bom!

Pessoal, se alguém lê esse blog e gostou da idéia, confesso que boa parte dos créditos devam ser dados ao Blog Viver de Renda. É um blog muito bom, de um autor anônimo, que escancara sua vida financeira e seus investimentos. Além de ser sincero, analisa livros e teorias, sem dúvida, um aprendizado muito bom.

Não deixe de visitar...

Físico e Saúde - Semana 2 (27/12/2011 até 02/01/2012)

Esse ano começou com tudo, uma viagem a trabalho inesperada trouxe café da manhã de hotel, indisponibilidade de fazer muito mais do que o 5bx e algumas corridas esporádicas e por fim a farra do ano novo. E o que aconteceu ---> Engordei, contra minha meta...

Estou de novo com 99.5 kg. É triste regredir, mas, como já dizia Rock Balboa:

"Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada."

Por isso, sigo em frente, sem desistir...

Barrinha vermelha, ainda te alcanço!

domingo, 1 de janeiro de 2012

Físico e Saúde - 5bx - Primeiros exercícios

Vamos então aos 5 primeiros exercícios:



Descrição dos exercícios:

1) Pernas separadas, braços levantados. Flexão para a frente em direção ao solo, e então volte a posição e flexione para trás. Não se esforce para manter os joelhos retos.

2) Se deite de costas no chão com as pernas separadas, braços ao lado. Sente-se o suficiente para ver seus calcanhares. Mantenha suas pernas retas, e sua cabeça e cotovelo devem sair do chão.

 3) Deitado de frente para o chão, braços ao longo do corpo. Levante a cabeça e uma perna, repetindo as pernas alternadamente. Deixe a perna esticada. Conte um a cada vez que a segunda perna toque no chão.

4) Deitado de frente, mão embaixo dos ombros, palmas no chão. Estique os braços levantando a parte superior do corpo, mantendo os joelhos no chão. Dobre os braços para baixar o corpo. Mantenha o corpo reto com os joelhos, os braços devem estar totalmente esticados, o peito deve tocar o chão para completar um movimento.

5) Corrida estacionária - (conte um passo cada vez que a perna esquerda toque no solo. Levante o pé aproximadamente 10 cm do chão). A cada 75 passos de 10 "saltos tesoura". Repita a sequência até que o número total de passos for completado.

Saltos Tesoura - Pare com a perna direita e o braço esquerdo estendidos para a frente, com a perna esquerda e o braço direito estendidos para trás. Pule e mude as posições dos braços e pernas antes de tocar o solo. Repita novamente.



Você assim como eu já tem com o que começar, então minha dica é:

Comece hoje!

Físico e Saúde - Você só precisa de 11 minutos por dia para entrar em forma.

Vou contar uma historinha para vocês. Um dia, lá no ano de 1961, a força aérea do Canadá chegou a uma conclusão alarmante: um terço de seus pilotos não estava em forma para voar. Eles tinham pouco tempo livre, muitos ficavam em bases isoladas aonde não podiam ter acesso a academias. Com isso resolveram pedir a um cientista chamado Bill Orban para que desenvolvesse um treinamento para colocar seus pilotos de volta nos eixos.

Orban acreditava que intensidade do exercício era mais importante do que o tempo de exercício. Com isso, criou um treino progressivo com apenas 5 exercícios (alongamento, algo semelhante a um abdominal, um exercício para costas e um para peito e um aeróbico). Estes podiam ser executados em apenas 11 minutos, sem ajuda de nenhum equipamento especial. Como o primeiro exercício é um alongamento, não é necessário nenhum aquecimento anterior.

E como funciona? Ele é composto de 6 gráficos cada um com 5 exercícios. Cada gráfico é dividido em níveis internos, ou seja, você deve começar no mais baixo e vai evoluindo com o tempo.

Uma dessas tabelinhas é mostrada abaixo:




Temos então como linhas os diferentes níveis e como colunas os diferentes exercícios. As duas últimas colunas servem para substituir o exercício aeróbico por uma corrida de meia milha ou uma caminhada de uma milha. A última linha corresponde ao tempo esperado por exercício.

Um exemplo. Se estamos no nível D+, temos que fazer 4 vezes o primeiro exercício, 5 vezes o segundo, 6 vezes o terceiro e 3 vezes o quarto. Já o aeróbico deve ser feito 175 vezes. Ao conseguir completar todos exercícios em 11 minutos, você pode então progredir ao nível acima, que seria o C-.

É importante começar sempre pelo exercício mais fácil, mesmo que não sentirmos que precisamos (muito fácil para mim, quero progredir mais rápido, etc). Lembre-se que se você se machucar, vai ter que ficar muito tempo sem treinar, o que só vai piorar a situação.

Respeite também o período mínimo em cada nível, a saber:

1 dia, se você tem menos que 20 anos

2 dias, se você tem entre 20 e 29 anos

4 dias, se você tem entre 30 e 39 anos

7 dias, se você tem entre 40 e 49 anos

8 dias, se você tem entre 50 e 59 anos

10 dias, se você tem mais que 60 anos