Vou contar uma historinha para vocês. Um dia, lá no ano de 1961, a força aérea do Canadá chegou a uma conclusão alarmante: um terço de seus pilotos não estava em forma para voar. Eles tinham pouco tempo livre, muitos ficavam em bases isoladas aonde não podiam ter acesso a academias. Com isso resolveram pedir a um cientista chamado Bill Orban para que desenvolvesse um treinamento para colocar seus pilotos de volta nos eixos.
Orban acreditava que intensidade do exercício era mais importante do que o tempo de exercício. Com isso, criou um treino progressivo com apenas 5 exercícios (alongamento, algo semelhante a um abdominal, um exercício para costas e um para peito e um aeróbico). Estes podiam ser executados em apenas 11 minutos, sem ajuda de nenhum equipamento especial. Como o primeiro exercício é um alongamento, não é necessário nenhum aquecimento anterior.
E como funciona? Ele é composto de 6 gráficos cada um com 5 exercícios. Cada gráfico é dividido em níveis internos, ou seja, você deve começar no mais baixo e vai evoluindo com o tempo.
Uma dessas tabelinhas é mostrada abaixo:
Temos então como linhas os diferentes níveis e como colunas os diferentes exercícios. As duas últimas colunas servem para substituir o exercício aeróbico por uma corrida de meia milha ou uma caminhada de uma milha. A última linha corresponde ao tempo esperado por exercício.
Um exemplo. Se estamos no nível D+, temos que fazer 4 vezes o primeiro exercício, 5 vezes o segundo, 6 vezes o terceiro e 3 vezes o quarto. Já o aeróbico deve ser feito 175 vezes. Ao conseguir completar todos exercícios em 11 minutos, você pode então progredir ao nível acima, que seria o C-.
É importante começar sempre pelo exercício mais fácil, mesmo que não sentirmos que precisamos (muito fácil para mim, quero progredir mais rápido, etc). Lembre-se que se você se machucar, vai ter que ficar muito tempo sem treinar, o que só vai piorar a situação.
Respeite também o período mínimo em cada nível, a saber:
1 dia, se você tem menos que 20 anos
2 dias, se você tem entre 20 e 29 anos
4 dias, se você tem entre 30 e 39 anos
7 dias, se você tem entre 40 e 49 anos
8 dias, se você tem entre 50 e 59 anos
10 dias, se você tem mais que 60 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário