terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Financeiro - Análise técnica, Análise fundamentalista ou Mercado eficiente?

Ao tentar começar a explicar como faço para escolher as empresas e fundos que compõe minha carteira, vi que não posso fazer isso sem explicar algumas pequenas teorias antes. A primeira destas é como o mercado funciona. Vou enumerar as principais "correntes" abaixo, de forma simples, e espero não fazer nenhuma bobagem.

Análise Técnica: Os investidores que seguem a análise técnica tentam prever o comportamento a curto prazo do mercado de ações com base em gráficos e em padrões dos mesmos, tentando encontrá-los e comprar uma ação que está subindo e vendê-la quando estiver mais cara (é mais do que isso, existem operações como venda a descoberto, mas fica para depois). Um analista gráfico não precisa de nada de informação sobre a empresa, apenas de seu gráfico.

Análise Fundamentalista: Aqui se concentram alguns investidores que investem mais ao longo prazo. Os fundamentalistas escolhem suas ações com base em análises da empresa em si por meio de alguns indicadores (como o tempo que demora para os lucros da empresa pagarem a soma de seus valores em ações por exemplo). Eles acreditam que uma empresa com bons fundamentos (ou indicadores) tende a crescer e ser valorizada posteriormente.

Mercado eficiente: Segundo a teoria dos mercados eficientes, toda informação disponível sobre uma ação já está embutida em seu preço, e como ninguém pode prever seu futuro preço, não adianta em nada ler os gráficos ou fundamentos da sua empresa. No fim, você terá um rendimento próximo do mercado. Para quem acredita em mercado eficiente, nada faz mais sentido que comprar ações de um fundo que replique o  mercado (como o BOVA11 ou PIB11) e torcer pelo crescimento da economia.

Minha opinião: Ao contrário de muita gente que fica discutindo qual das análises é melhor, eu consigo ver características nas 3 que são interessantes.

Análise técnica: A única que pode gerar lucros a curto prazo. Acredito que ela funcione de certa forma, uma vez que os investidores se comportam muito de forma emocional. Por exemplo, se você compra ações da empresa AAAA3 a 8 reais e seu preço cai para 7, provavelmente você ficará feliz de vendê-las a 8 quando o preço chegar nesse patamar. O mesmo vale para caso você compre na baixa e venda na alta, você provavelmente vai comprá-la de novo quando chegar a 7 reais.

A desvantagem da análise técnica é que ela exige monitoramento constante e exige grande número de operações, e caso você não saiba, na maioria das corretoras mais operações significa mais gastos (em geral, se paga por ordem executada). Como invisto  a longo prazo, não tenho usado a análise técnica em minhas escolha.

Análise fundamentalista: Ideal para quem não tem tanto tempo pra ficar cuidando de suas ações. Você as escolhe, e deixa um bom tempo, esperando que elas cresçam. Se você escolheu bem, não precisa se preocupar. O maior problema é que o processo de escolha é demorado e precisa de estudo e prática. Por exemplo, se uma empresa vendeu uma fábrica, pode ter gerado um lucro absurdo, que "avacalha" com os indicadores e que não se repetirá no mês seguinte. Eliminar esses erros exige tempo para ler os balanços das empresas. Ainda assim, prefiro escolher minha ações com calma, justamente para não ter que me preocupar com elas no futuro.

Mercado Eficiente: Comprar fundos que repliquem setores da bolsa, ou mesmo a bolsa toda, é para mim o ideal para quem quer investir na bolsa pois acredita que ela vai subir, mas não quer perder tempo escolhendo ações individuais. Comprar destas "ações especiais" seriam como comprar um pouco de cada empresa. Assim, se o mercado como um todo crescer, você ganha dinheiro, eliminando o risco de aquela empresa que você escolheu seja uma ovelha negra. Na verdade, em geral o investidor comum e sem tempo não consegue um rendimento melhor que o mercado, assim esses fundos são um investimento perfeito para essas pessoas.

Eu ainda não invisto nestes fundos, mas tenho na minha tabela de acompanhamento uma carteira fictícia de como eu estaria se tivesse investido todo meu dinheiro nestes fundos. Se ver que não sou um bom analista, ou se meu tempo diminuir, rumarei para eles.

Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário