sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Financeiro - Porque falar de dinheiro?

Falando agora de um fator importante na vida de uma pessoa, e não digam que não: Dinheiro. Ele nos permite de fazer muitas coisas, melhorar nosso estilo de vida, e, quando sobra, nos permite ter experiências e liberdade.

Porque liberdade? Vejam meu caso:

Não quero trabalhar até os 65 anos. Ou melhor, quero que isso seja uma opção para mim, não uma obrigação. Quero poder, daqui a 21 anos (com 45 anos) ter dinheiro suficiente para se eu assim escolher, parar de trabalhar. Curtir a vida. Ou viajar pelo mundo. Ou continuar trabalhando, o que me der na telha.

Não é fácil, eu sei, mas isso que motiva a escrever sobre dinheiro. Explicarei minha condição atual e o desejo futuro em breve.

Bom dia,

Como disse no post anterior sobre dinheiro, aqui não parto do zero. Com alguns meses de trabalho, consegui guardar alguma grana todo mês. Tenho hoje (01/12/2011) algo em torno de 22 mil reais, divididos em:

1) Poupança com 12 mil.

2) Ações, com 10 mil.

Esse valor de poupança corresponde a uns 5 meses de meus gastos fixos. Não vejo como um investimento, mas mais como um capital de emergência para caso tenha algum problema, não precise retirar dinheiro de ações em um período de baixa.

É nas ações que pretendo realmente lucrar, e pretendo diversificar um pouco mais assim que tiver mais capital.

Conforme disse, quero aumentar a minha quantia de dinheiro para poder atingir independência financeira e uma aposentadoria precoce. Resolvi então fazer um planejamento de lucros para esse ano, apenas como forma de acompanhar se meu resultado é satisfatório.

O que considerei:


- Rentabilidade esperada:
1,5% ao mês.

- Aportes mensais
de 2000 reais.

- Inflação esperada:
4,3% ao ano.

- Impostos de em torno de 15% sobre o lucro.

- Lucro corrigido
de 0,97% ao mês ou 12,34% ao ano

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário