sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Financeiro - Mes 1 (dezembro de 2011)

Bom dia pessoal,

O texto anterior foi feito a quase um mês, quando o blog ainda esta sendo formulado na minha cabeça. Vamos ver como foi esse mês para meus investimentos.

- Aportes maiores que o previsto. Com o décimo terceiro entrando, consegui fazer um aporte bem maior que os 2000 previstos, sendo na faixa de 5800 reais, tudo em ações.

- Inicio da diversificação. Com a possibilidade de fazer um aporte maior, comecei a diversificar, comprando fundos imobiliários. Farei um post sobre eles posteriormente.

- Rentabilidade abaixo da esperada: Ficou só em 1,03%, contra os 1,5% que havia previsto. Porém fiquei isento de imposto na bolsa (se você vende menos que 20000 em ações no mês, você não paga.

- Sai do mercado fracionário: Para quem não sabe, as ações não exigem lote mínimo, porém as ações fracionárias (as que são adquiridas em lotes menores do que 100 ações) tem menor liquidez, ou seja, são mais difíceis de comprar ou vender.

Gráfico:


Em vermelho, meu capital, em azul, o que era inicialmente previsto, e em amarelo, o que era previsto corrigindo meus aportes maiores que o normal (mantendo a rentabilidade  prevista constante)

Divisão do capital:
 Large Caps (Ações de grandes empresas com alta liquidez): 52,67%
 Small Caps ( Ações de pequenas empresas com baixa liquidez): 1,8%
 Fundos Imobiliários:  15,57%
 Poupança: 27,97%


Metas para esse mês:
 - Aumentar percentual de small caps.
 - Fazer mais um aporte acima da média (plr).
 - Montar uma carteira teórica para comparar com meu resultado real.
 - Começar os estudos sobre outros tipos de investimentos. 

 Um abraço e ótimo ano novo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário