sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Financeiro - Mes 1 (dezembro de 2011)

Bom dia pessoal,

O texto anterior foi feito a quase um mês, quando o blog ainda esta sendo formulado na minha cabeça. Vamos ver como foi esse mês para meus investimentos.

- Aportes maiores que o previsto. Com o décimo terceiro entrando, consegui fazer um aporte bem maior que os 2000 previstos, sendo na faixa de 5800 reais, tudo em ações.

- Inicio da diversificação. Com a possibilidade de fazer um aporte maior, comecei a diversificar, comprando fundos imobiliários. Farei um post sobre eles posteriormente.

- Rentabilidade abaixo da esperada: Ficou só em 1,03%, contra os 1,5% que havia previsto. Porém fiquei isento de imposto na bolsa (se você vende menos que 20000 em ações no mês, você não paga.

- Sai do mercado fracionário: Para quem não sabe, as ações não exigem lote mínimo, porém as ações fracionárias (as que são adquiridas em lotes menores do que 100 ações) tem menor liquidez, ou seja, são mais difíceis de comprar ou vender.

Gráfico:


Em vermelho, meu capital, em azul, o que era inicialmente previsto, e em amarelo, o que era previsto corrigindo meus aportes maiores que o normal (mantendo a rentabilidade  prevista constante)

Divisão do capital:
 Large Caps (Ações de grandes empresas com alta liquidez): 52,67%
 Small Caps ( Ações de pequenas empresas com baixa liquidez): 1,8%
 Fundos Imobiliários:  15,57%
 Poupança: 27,97%


Metas para esse mês:
 - Aumentar percentual de small caps.
 - Fazer mais um aporte acima da média (plr).
 - Montar uma carteira teórica para comparar com meu resultado real.
 - Começar os estudos sobre outros tipos de investimentos. 

 Um abraço e ótimo ano novo a todos.

Financeiro - Porque falar de dinheiro?

Falando agora de um fator importante na vida de uma pessoa, e não digam que não: Dinheiro. Ele nos permite de fazer muitas coisas, melhorar nosso estilo de vida, e, quando sobra, nos permite ter experiências e liberdade.

Porque liberdade? Vejam meu caso:

Não quero trabalhar até os 65 anos. Ou melhor, quero que isso seja uma opção para mim, não uma obrigação. Quero poder, daqui a 21 anos (com 45 anos) ter dinheiro suficiente para se eu assim escolher, parar de trabalhar. Curtir a vida. Ou viajar pelo mundo. Ou continuar trabalhando, o que me der na telha.

Não é fácil, eu sei, mas isso que motiva a escrever sobre dinheiro. Explicarei minha condição atual e o desejo futuro em breve.

Bom dia,

Como disse no post anterior sobre dinheiro, aqui não parto do zero. Com alguns meses de trabalho, consegui guardar alguma grana todo mês. Tenho hoje (01/12/2011) algo em torno de 22 mil reais, divididos em:

1) Poupança com 12 mil.

2) Ações, com 10 mil.

Esse valor de poupança corresponde a uns 5 meses de meus gastos fixos. Não vejo como um investimento, mas mais como um capital de emergência para caso tenha algum problema, não precise retirar dinheiro de ações em um período de baixa.

É nas ações que pretendo realmente lucrar, e pretendo diversificar um pouco mais assim que tiver mais capital.

Conforme disse, quero aumentar a minha quantia de dinheiro para poder atingir independência financeira e uma aposentadoria precoce. Resolvi então fazer um planejamento de lucros para esse ano, apenas como forma de acompanhar se meu resultado é satisfatório.

O que considerei:


- Rentabilidade esperada:
1,5% ao mês.

- Aportes mensais
de 2000 reais.

- Inflação esperada:
4,3% ao ano.

- Impostos de em torno de 15% sobre o lucro.

- Lucro corrigido
de 0,97% ao mês ou 12,34% ao ano

Um abraço

Físico e Saúde - Semana 1 (16/12/2011 até 26/12/2012)

Como vocês devem ter notado, a data inicial é anterior a data do post, e já se passou mais de uma semana desde o início de minha jornada. E como foi essa semana? Ótima.

Mesmo não tendo acesso a academia ou piscina, corri 3 vezes por semana e fiz meus exercícios 5bx (falarei deles aqui no futuro) todos os dias. Além disso, comecei a me servir mais saladas e defini quantidades de carboidratos e proteínas nas minhas refeições (tamanho do meu punho fechado e tamanho da minha palma da mão, respectivamente).

Resultado: Perdi 1,15kg, bem próximo de minha meta. Esse semana vou comprar uma fita métrica para medir minha cintura. E segunda que vem, coloco mais um acompanhamento do meu peso.


Gráfico:

Físico e Saúde - Cuidando de nosso corpo.

Assim como falei anteriormente, meu físico não é mais o que era. Quando era mais novo (e não tão mais novo assim), corria 3 vezes por semana, frequentava a academia todos os dias, jogava futebol com os amigos, além de fazer diversas atividades que me levavam a ter uma forma menos rechonchuda que a atual.

Mas ai terminei a faculdade, e comecei a trabalhar. Isso me levou a menos tempo livre para esportes e a comer todos dias em restaurantes, o que acabou levantando uns quilinhos na balança.

Além da questão estética, é importante lembrar que nosso físico acaba mudando muitas outras coisas, como nossa qualidade do sono, nossa auto-estima, a quantidade de energia que temos disponíveis. Por isso, quero voltar a ficar em forma, e escolhi esse fator como um dos mais importantes nesse momento inicial de meu desenvolvimento.

Como sou um cara que gosta de planejar tudo, ai vai o que defini para mim:

Estágio Inicial: 100Kg em 19/12/2011 (IMC: 28,60)
Objetivo: Chegar a um peso saudável em 19/03/2012 (IMC:25), o que corresponde a perder um kg por semana em média.


Ações:
Exercícios de força (academia, 5bx, etc..) 5 vezes por semana.
Exercícios aeróbicos (corrida e natação) 3 vezes por semana.
Exercícios de alongamento (yoga) 3 vezes por semana.

Outras atitudes:
Uma alimentação mais saudável (eliminar doces e fast food).
Subir pela escada e não pelo elevador.
Monitorar o peso e a linha da cintura.

Vou postar aqui um acompanhamento de minha meta.

A idéia e o início

Bom dia a todos,

Sejam todos bem vindos a este blog.

Estou a 20 min pensando em algo inteligente para escrever aqui, e como não pensei em nada melhor que isso, ai vai a ideia deste pequeno blog.

Após ler um livro sobre Da Vinci (não o código Da Vinci, por favor), fiquei impressionado como uma pessoa podia ser tão desenvolvida e tão completa em tantos ramos diferentes da ciência e artes. Após isso, parei para olhar um pouco para minha vida. E foi um daqueles momentos que parece que o mundo para, e a gente para e pensa aonde estamos indo.

É o seguinte: Terminei a faculdade a pouco, e parei de estudar. Comecei a ler muito menos. Diminui a quantidade de exercícios físicos, e engordei um pouquinho. Aí veio minha dúvida: É isso que eu quero pra minha vida? Aonde esse caminho que estou indo está me levando?

Me lembrei então de Da Vinci e pensei: "Ele era um gênio, certo, as ciências eram menos avançadas, sim, mas será que eu não poderia em uma escala menor começar a agir e mudar minha vida?". E eu acho que sim. Quero me desenvolver em vários aspectos, e me tornar uma pessoa mais completa do que sou hoje em dia.

E para que um blog? Bom, eu não sou um cara preguiçoso, longe de mim. Meu maior problema é manter a motivação. Muitas vezes decidi começar a fazer exercícios, ou estudar uma língua, ou manter minha casa arrumada, mas minhas decisões duravam pouco tempo, e em questão de dias voltava a mesmice. Mas aqui, expondo o que faço e o que quero, imagino que será diferente.

E talvez, quem sabe, isso ajude a mais pessoas a fazerem o mesmo.

Ps: Decidi me manter anônimo para preservar minha privacidade.